quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Meio ambiente agua poluida.


Necessita-se urgentemente de ações para remoção de poluentes das águas residuais provenientes das cidades - normalmente elas são usadas nas plantações de insumos agrícolas. Um estudo internacional feito pelo Instituto Internacional de Administração de Água (IWMI, do inglês), descobriu que 85% dos ambientes urbanos fornecem água para a agricultura sem tratamento adequado.
"À medida que o mundo passa de predominantemente rural para mais urbano, as cidades utilizam mais e mais água para agricultura", explica o diretor geral da IWMI, Colin Chartres.
O estudo, baseado em 53 cidades de países em desenvolvimento, examinou de onde a água residual provém, quanto dela está sendo usada na arquitetura urbana e qual o grau de tratamento que recebe.Com o aumento no preço de alimentos e preocupações em relação à escassez de água no planeta, os autores fazem questão de enumerar os benefícios do uso da água residual na irrigação de culturas.

O uso eficiente dos nutrientes da água também faz com que agricultores economizem, pois não precisam comprar fertilizantes.

No entanto, Chartres avisa que usar água residual para irrigação tem lá seus riscos, especialmente em tempos de urbanização no mundo todo. "Mais e mais pessoas vão comer aquilo produzido dessa forma (com irrigação de água residual), portanto é preciso uma maior preocupação em relação a metais e outros contaminadores", argumenta Chartres.

O relatório da IWMI descobriu que 80% das cidades estudadas usam a água residual. O que prejudica cerca de 5.6 milhões de fazendeiros que dependem do recurso para plantar e se sustentar.

Tais descobertas serão apresentadas na Semana Mundial de Água, em Estocolmo, na Suécia - conferência que dura uma semana e aborda temas como água e saneamento básico, de mais de 140 países.

julieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário